Consumir roupas por impulso tá fora de moda :P

Eu não pensei que ia viver para ver esse dia não einh! Mas, SIMMM, o novo padrão de consumo de roupas segundo o site textileindustry.ning.com chegou para ficar. No Reino Unido, França e EUA, as vendas já despencaram, e pasmem,  até a absoluta Primark, registrou seu primeiro deficit em vendas nos últimos 16 anos o.O hum. Pois é, ao que tudo indica, consumir roupa sem necessidade está fora moda.

Me lembro que quando era criança/adolescente a coisa mais feia era você aparecer em algum evento social, ou até mesmo no dia a dia com roupas repetidas. Quem tinha um armário sempre variado era chique, todo mundo queria ser igual, e ter milhões de opções para vestir; coisa que apenas as garotas mais ricaaaaahhhs tinham :P. Eis que hoje, esse comportamento está (pra minha alegria) caindo em desuso. E consumir roupas compulsivamente, se tornou quase uma gafe. Kate Middleton tá aí pra provar que repetir roupa é muito ok, já que vivo vendo matérias da própria realeza usando os mesmo looks em eventos (quem diria einh).

kate-middleton-looks-repetidos_1
Fonte: M de Mulher
os-looks-que-kate-middleton-adora-repetir_0
Fonte: M de Mulher

Bom, pelo jeito esse comportamento é uma nova tendência lá pelas bandas da Europa, e de acordo com Romildo de Paula Leite isso acontece  porque por lá o pessoal resolveu trocar o consumo de roupas por viagens, bons restaurantes, itens de decoração deixando o guarda-roupas um pouco de lado. Bingo! Mais importante do que a roupa, é vida que se vive dentro dela certo? Acho que aos poucos esse acabou virando meu lema também.

Mas sabe o que eu achei mais interessante disso tudo? O fato de que quem impulsionou essa nova forma de consumo foi justamente a geração Y, abaixo de 25 anos. Essa nova geração veio com um novo conceito de consumo (ao menos na Europa e EUA né) priorizando a sustentabilidade e qualidade de vida ao invés de coisas tão voláteis como tendências.

E no meio dessa transição é, que me descobri no estilo minimalista. Gosto muito da ideia de um “guarda-roupas capsula” ou seja, tento ter algumas peças-chave que combinam entre si e que servem para diversas ocasiões diferentes. E sim, eu repito roupa, repito demais, e não, eu não tenho mais vergonha de repetir. Hoje vejo que vale muito mais a pena investir em itens para cuidar da minha pele, beleza, ou até em lazer do que ficar correndo atrás de modismos. Não que eu não consuma mais roupas, longe de mim isso, mas que hoje eu penso beeem diferente e de maneira muito mais racional na hora de comprar, ah isso não dá pra negar e tem sido ótimo fazer esse detox de consumo, recomendo viu!

basics

Xoxo, Rachel Salvalaio

Deixe um comentário

