Marketing de Conteúdo, você faz?

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Alô amigues, tudo certo?

Hoje eu resolvi fazer um post falando um pouquinho sobre marketing (área onde eu atuo a alguns anos), mais especificamente sobre o tal Marketing de Conteúdo. Então se você tem uma marca talvez isso possa interessar!

Bom para começar, você já deve ter se dado conta que essa geração do Netflix não lida nada bem com aquele tipo de marketing tradicional certo? Ou seja, tudo aquilo que era usado para chamar atenção dos consumidores a alguns anos atrás, tem se tornado cada dia mais e mais obsoleto.

Há alguns anos atrás, bastava anunciar um produto em banners, comerciais de tv ou revistas fazendo aquele apelo do tipo “compre, compre, compre” e pronto, as vendas subiam e a marca estava fortalecida. Mas verdade seja dita, os tempos mudaram e hoje em dia o buraco é mais embaixo. O consumidor da era Netflix não tolera mais ser interrompido no seu momento de lazer por esse tipo de apelo comercial.  E é aí que entra a importância das marcas saberem fazer um bom marketing de conteúdo, criando uma relação com esse novo cliente.

Chegamos em um ponto onde existe uma necessidade urgente de envolver os clientes com conteúdo relevante, ou seja, as empresas precisam mostrar mais do que apenas o seu produto, precisam mostrar as maneiras que o consumidor vai ter de se beneficiar daquilo que está sendo vendido. Já notaram que marcas consideradas LOVEMARKS normalmente possuem um blog ou site, além de sociais com uma comunicação fantástica? Isso porque porque relacionamento é chave do negócio.

No caso das marcas de moda, o marketing de conteúdo tem se tornado ainda mais necessário! Ou seja, tirar uma foto bonita do produto é essencial, mas não é o bastante! As marcas precisam fazer mais. Quer alguns exemplos? Marcas de moda podem através dos canais de comunicação (blogs, redes sociais, revistas): oferecer tutoriais, manter os consumidores a par de tendências, dar exemplos de DIY, dicas de decoração e muito mais.

Sempre recomendo para empresários que estão ingressando nesse meio digital, se inspirarem em cases que deram certo, como: FARM, Antix e Melissa. Sabe porque? Porque essas marcas conseguiram transformar clientes em fãs, e isso não tem preço. Então, se você está começando seu negócio, ou quer fortalecer sua marca, invista em uma boa pesquisa, e conheça a fundo o seu público. E depois disso, ofereça para esse público conteúdo relevante, por meio de fotos, matérias, posts, vídeos e todo o tipo de material com o qual eles possam se identificar.

Para finalizar aqui vão algumas dicas de como investir em marketing de conteúdo:

  • Conheça seu público: faça uma pesquisa e descubra quem é o consumidor da sua marca. Onde ele gosta de ir, seus hobbies, seu estilo de vida, suas prioridades etc.
  • Agora que você já sabe quem é seu consumidor se pergunte: o que essas pessoas gostariam de ver em suas redes sociais, o que gostam de ler, o que eu como marca posso fazer para agregar na vida dessas pessoas?
  • Crie um blog, site ou uma revista online onde possa postar o conteúdo produzido,  não esquecendo de trabalhar sempre sua imagem de marca nas redes sociais.
  • E por fim, preste muita atenção em suas redes sociais. Procure sempre responder aos comentários e críticas dos seus clientes, evite deixar isso para depois, e SEMPRE mantenha a cordialidade mesmo quando for responder a críticas 😉.

Confesso que um post é realmente um espaço muito pequeno para falar tudo que eu gostaria sobre marketing de conteúdo, até porque o tema rende muuuuito mais do que isso, mas espero ter dado ao menos uma pincelada e quem sabe ajudado alguém.

Um beijo e até a próxima!

 

 

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